Bádue no Enem

whats1

Em meio ao caos instalado no país por consequência da pandemia da Covid-19 que, entre outras medidas, suspendeu as aulas presenciais nas escolas brasileiras desde meados do último mês de março, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), manteve o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está com inscrições abertas até o próximo dia 22. Além de ser a porta de acesso à maioria das universidades públicas do país, a prova também é utilizada para seleções em programas como Fies e Prouni, que financiam cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Num país marcado por grande desigualdade social, a pandemia, além de outros prejuízos, tem dificultado o acesso à educação nas comunidades de baixa renda, incluindo aquelas que em tempos “normais” já apresentam condições de vulnerabilidade social. Considerando que, entre os participantes do último PISA, nosso país está entre os que apresentam a maior diferença de desempenho entre alunos ricos e pobres[1],  e que cerca de 42% dos inscritos na prova não tem computador em casa, índice que em alguns estados do norte e nordeste chega próximo a 70%[2], entendemos que a medida mais sensata seria o adiamento da prova, como diversos países vem fazendo com seus exames de acesso ao ensino superior, como mostra pesquisa do Instituto Unibanco[3].

No entanto, com a decisão do MEC de manter o calendário que prevê a aplicação das provas no mês de novembro, optamos por elaborar um projeto com o objetivo de tentar minorar os prejuízos que grande parte dos nossos jovens estão tendo com relação ao acesso à educação que tem dificultado a preparação para as provas. Nesse cenário, lançaremos no próximo dia 19, às 14h, um programa totalmente gratuito que prevê a discussão de conteúdos e questões de matemática utilizando plataformas como instagram, facebook e youtube.

A escolha dessas plataformas se deu após um breve levantamento onde identificamos que apesar das dificuldades que muitos dos jovens tem com relação ao acesso a computadores e internet, eles conseguem acessar tais redes devido a suas inclusões nos planos de dados das operadoras de telefonia móvel.

[1] https://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2020/05/enem-e-equidade-por-que-e-importante-adiar.shtml?origin=folha

[2] https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/05/14/42-dos-candidatos-do-enem-nao-tem-computador-em-casa

[3] https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Levantamento-internacional-sobre-realizac%CC%A7a%CC%83o-de-exame-educacionais-.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s